quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Rodrigo Bellão fala ao Zenite F.S.! Parte 1/3

Confira essa fantástica entrevista, com a qual podemos tirar grandes ensinamentos sobre o futebol sete. Rodrigo é o organizador da Quadrinha no horário das 17:00 hrs. Muitos atletas nossos já participaram.

"Meu nome é Rodrigo Bellão, tenho 23 anos, sou Formado em Esporte Pela USP, Especializado em Futebol. Trabalho na Associação Portuguesa de Desportos desde 2007, sendo que atuo na área de Preparação Física e também com Análise de Desempenho Técnico. Já participei de 1 campeonato Paulista Sub 20, 2 Copas São Paulo de Futebol Júnior, 2 Copas 2 de Julho Sub 17 (na Bahia), 3 Campeonatos Paulistas Sub 17, 1 Brasileirinho Sub 14 (no Paraná), entre outros, além de ter prestado serviço como analista de desempenho técnico para a equipe Profissional durante a Série B deste ano. Atualmente estou trabalhando na Comissão Técnica da categoria Sub 17, o qual ficamos entre as 4 melhores equipes do Estado neste ano e entre as 8 melhores do Brasil. No Futebol Society, participo como membro da diretoria e atleta da equipe amadora B.E.S.T.A. Futebol Society. Neste ano de 2010 participamos do primeiro campeonato de categorias de base dessa modalidade na Copa Estádio 97, sendo que esta foi a primeira já realizada pela FPC7. Ficamos em 2º lugar do campeonato, perdendo a final nos Shoot out. Eu fui o Técnico da Equipe."

Zenite F.S.: Olá Rodrigo. A maior parte de nossos atletas te conhecem, mas poucos conhecem a área em que você trabalha. Como é seu trabalho, principalmente sua experiência nas categorias de base da Portuguesa de Desportos?

Então, eu trabalho na Lusa há quase 4 anos. Já rodei muitas categorias dentro do clube, trabalhando desde o Sub 14 até o Sub 20. Atuo com a preparação Física das equipes, mas também exerço um trabalho paralelo de análise de Desempenho Técnico. Esse trabalho é como um analista de jogo, os quais fazemos análises quantitativas das competências técnicas e táticas da nossa equipe, através de uma planilha de Scout. Todos os dados coletados durante a partida são analisados e então levamos muitas informações ao treinador nos intervalos das partidas e após as mesmas, com o intuito de melhorar cada vez mais a nossa equipe e corrigir os seus erros!

Zenite F.S.: O futebol sete organizado vem crescendo muito nos últimos anos. Qual caminho você acredita que as equipes amadoras devem seguir para se manter no cenário?

Eu acredito que o Futebol Sete vem ganhando cada vez mais notoriedade. Pudemos ver que no ultimo final de semana, a equipe da UniSantana se sagrou campeã Paulista da primeira divisão da categoria, em um jogo que foi transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal BANDSPORTS. Isso nos mostra que equipes pequenas podem sim vencer equipes grandes, através de um bom trabalho administrativo e técnico. Mas isso não vem do nada, pois faziam 2 anos já que essa equipe lutava e não conseguia nada. Na entrevista o treinador frisou bem, dizendo que foi um trabalho a longo prazo.

As equipes amadoras têm que seguir este exemplo. Pensar em organização, planejamento bem feito assim como ter paciência é uma grande virtude que os gestores esportivos atuais estão tendo que enfrentar.

A era do Futebol Varzeano, onde se fazia tudo "nas coxas" acabou.


Amanha a entrevista continua!!


2 comentários:

  1. Galera, vale a pena ler!!!

    muitas coisas a gente leva pro nosso time!!

    abs

    ResponderExcluir
  2. claroo q vale.. bellão tem uma formação excelentee.. de dar invejaaa
    hahahaha

    ResponderExcluir